quinta-feira, maio 31, 2007

AMANHÃ É O TEU DIA !!...








"A importância fulcral do amor e dos cuidados continua durante a infância.Quando uma criança vê uma pessoa aberta e afectuosa, com uma expressão sorridente e carinhosa, sente-se naturalmente feliz e protegida.Por outro lado, se alguém a magoa, a criança fica atemorizada e isso tem consequências nefastas no seu desenvolvimento. Muitas crianças crescem hoje em ambientes familiares infelizes. Se não receberem a afeição de que necessitam, mais tarde raramente sentirão afecto pelos pais, e não é raro que achem dificil amar os outros. Esta é uma situação infeliz."



excerto de um livro que estou a lêr que se chama UMA VIDA DE COMPAIXÃO de sua santidade o Dalai Lama. postei este excerto porque ao lêr lembrou-me que tenho medo que o meu filho se sinta revoltado por eu e a mãe estarmos separados e não lhe darmos a atenção que ele devia ter... tanto eu como a mãe estamos pouco tempo com ele ou por trabalho ou porque não dá jeito ou porque nem sei porquê!!! :(




amanhã é dia da criança ! só espero que ele tenha um dia muito feliz e que se divirta muito... A minha prenda já lha dei hoje porque amanhã de certeza que não vou estar com ele....AMO-TE MUITO MEU ANJO E DESCULPA SE NÃO TOU MAIS TEMPO CONTIGO!!!




UM DIA FELIZ PARA TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO!!!!

terça-feira, maio 29, 2007

A nossa consciência


Não existe testemunha tão terrível, nem acusadora tão implacável quanto a consciência que mora no coração de cada homem.” Políbio ...Principalmente quando temos sentimentos de arrependimento em relação a algo que fizemos ou a algo que nunca chegámos a fazer. Se errámos pensamos, “eu deveria ter feito as coisas de outra forma” e ficamos a remoer, sempre a bater na mesma tecla, quando deveríamos pensar, “ok, talvez não tenha feito a melhor opção… mas então agora que já aprendi a lição para a próxima faço de outra maneira.” Pior é o arrependimento de algo que nunca se chegou a fazer por medo de falhar. Todos nos deparamos com barreiras mas entre nós existem aqueles que têm coragem de as derrubar e não se deixarem condicionar, esses são os únicos seres verdadeiramente vivos. É preciso ter coragem de arriscar, de agir! Por muito que exista o risco de falhar, de cometer algum erro, vale a pena tentar. Vale sempre!Todos nós passamos por momentos mais complicados que se podem tornar mais fáceis de suportar quando pensamos “fiz tudo o que podia!” Não deixe que a sua mente seja invadida por pensamentos derrotistas e ponha na cabeça de uma vez por todas que é um vencedor! Lute pelo prazer de lutar e pelo prazer de se superar, pelo prazer de se transcender e ame-se tal como é neste preciso momento.Todas as fases de crescimento de uma flor são bonitas e assim é a vida, já que todos os momentos têm o seu encanto e a sua aprendizagem


texto de : Vera Xavier

terça-feira, maio 22, 2007

manhã....


Esta manhã encontrei o teu nome nos meus sonhos e o teu perfume a transpirar na minha pele. E o corpo doeu-me onde antes os teus dedos foram aves de verão e a tua boca deixou um rasto de canções. No abrigo da noite, soubeste ser o vento na minha camisola; e eu despi-a para ti, a dar-te um coração que era o resto da vida - como um peixe respira na rede mais exausta. Nem mesmo à despedida foram os gestos contundentes: tudo o que vem de ti é um poema. Contudo, ao acordar, a solidão sulcara um vale nos cobertores e o meu corpo era de novo um trilho abandonado na paisagem. Sentei-me na cama e repeti devagar o teu nome, o nome dos meus sonhos, mas as sílabas caíam no fim das palavras, a dor esgota as forças, são frios os batentes nas portas da manhã.


poema de: Maria do Rosário Pedreira

imagem de :Timothy Cummings

domingo, maio 20, 2007

conselho!!


Se há um pequeno conselho que você poderia dar a qualquer pessoa hoje, qual seria?


Eu diria que é cultivar a sua própria pureza de coração. Comece por reconhecer o quão afortunado você é – todos nós somos. Nós temos corpos humanos preciosos. Esses corpos são extraordinários, com os quais podemos nos relacionar com nossas famílias, nossas comunidades, nossa sociedade. Temos circunstâncias afortunadas; não estamos famintos, pobres ou indigentes. Realmente, somos tremendamente afortunados. E se olharmos ao redor, veremos que há outros que certamente não têm este tipo de fortuna, que não têm estas condições auspiciosas em suas vidas ou que não levam os estilos de vida que levamos. E uma vez que se reflita sobre isto, então você é impelido a perguntar, “Como posso, então, ajudar aqueles não tão afortunados quanto eu? O que posso fazer para que experimentem menos dificuldade, menos sofrimento?” Ao redor do mundo, há pessoas que sofrem continuamente pela guerra, doença, fome, pobreza. Se você se puser no lugar delas, você entenderá como é ter estes tipos de condições e então, naturalmente, a compaixão fluirá do seu coração. Com esta compaixão, você põe seus pés no chão e percebe o quão afortunado você é na sua própria vida. Reconhecer a sua própria fortuna é o primeiro passo na paz interior, o primeiro passo para cultivar o contentamento e a felicidade. Mais ainda, este contentamento tem dentro de si as qualidades intrínsecas da grande mente, a mente da iluminação. Através da realização da grande mente, pode-se beneficiar verdadeiramente outros incontáveis seres. O grande erudito e santo buddhista, Atisha, passou sua vida inteira estudando e meditando diligentemente, e chegou à conclusão de que tudo que o Buddha ensinou recai na mesma coisa, que é a bondade de coração. Esta é a essência do caminho espiritual, da maturidade espiritual. Os métodos que você encontra dentro de todas as tradições espirituais apontam e conduzem a mente ao realce da pureza de coração.Quando você cultiva a compaixão e a bondade amorosa, você cria uma no seu coração uma jóia que realiza desejos. Você não pode comprar isso. Você não a obterá no topo de uma alta montanha. Está apenas no seu próprio coração.



(Este livreto foi elaborado a partir de perguntas feitas a Chagdud Tulku Rinpoche e traduzidas por Lama Tsering Everest durante Uma Tarde pela Paz Interior, evento que teve lugar em Napa Valley, Califórnia, em Abril de 1990)

quinta-feira, maio 17, 2007

porque!!!!????


Porque estamos bem agora e passado um segundo já está tudo mal!?

às vezes penso que há uma interferência, tipo bruxaria para as coisas correrem mal em algumas coisas da minha vida, nunca posso estar bem durante muito tempo que acontece alguma coisa que estraga logo tudo. Veio-me outra vez o pensamento de ir embora para algum lugar, onde ninguém me conheça e onde pudesse começar tudo de novo....não que esteja triste mas sim desalentado com o que me rodeia. Concerteza amanhã isto já me passou!. há coisas estupidas que nos acontecem que fazem com que nos sinta-mos mal conosco próprios....

foto: fcsr

terça-feira, maio 15, 2007

GRANDA PUTO!!!


“Se conheces o inimigo e te conheces a ti mesmo, não precisas de temer o resultado de cem batalhas. Se te conheces a ti mesmo, mas não conheces o inimigo, por cada vitória sofrerás também uma derrota. Se não te conheces a ti mesmo nem conheces o inimigo, perderás todas as batalhas.” Sun Tzu in - A Arte da guerra



FOTO:"ZOINHO - 10 ANOS" , MENINO DE RUA ENFRENTA POLICIAS EM CONFRONTO -PRÊMIO ESSO 2005.

domingo, maio 13, 2007

:(


Domingo o pior dia da semana, não sei o que fazer! porcaria

quinta-feira, maio 10, 2007

VELHICE!!


A velhice é um processo pessoal, natural, indiscutível e inevitável, para qualquer ser humano, na evolução da vida. Nessa fase sempre ocorrem mudanças biológicas, fisiológicas, psicossociais, econômicas e políticas que compõe o cotidiano das pessoas.
Há duas formas básicas de ocorrer essas mudanças, de maneira consciente e tranquila ou ser sentida com grande intensidade, tudo dependerá da relação da pessoa com a velhice. Os sinais característicos dessas mudanças são nítidos por conta da ação do tempo e social. Vejamos abaixo alguma delas:
Mudanças Físicas: gradual e progressivas: aparecimento de rugas e progressiva perda da elasticidade e viço da pele; diminuição da força muscular, da agilidade e da mobilidade das articulações; aparição de cabelos brancos e perda dos cabelos entre os indivíduos do sexo masculino; redução da acuidade sensorial, da capacidade auditiva e visual; distúrbios do sistema respiratório, circulatório; alteração da memória e outras.
Mudanças Psicossociais: modificações afetivas e cognitivas: efeitos fisiológicos do envelhecimento; consciência da aproximação do fim da vida; suspensão da atividade profissional por aposentadoria: sensação de inutilidade; solidão; afastamento de pessoas de outras faixas etárias; segregação familiar; dificuldade econômica; declínio no prestígio social, experiências e de valores e outras.
Mudanças Funcionais: necessidade cotidiana de ajuda para desempenhar as atividades básicas.
Mudanças Sócio-econômico: acontecem quando a pessoa se aposenta.
Uma geração só vai se preocupar com o envelhecer quando sente que esta nova fase da vida está se aproximando, produzindo sensações de desconforto, ansiedade, temores e medos fantasiosos. Freqüentemente essa ansiedade gera a falta de motivação levando-o a uma depressão, repercutindo organicamente e acelerando o envelhecimento ou provocando distúrbios e dificuldades de adaptação a um novo contexto social.
Estudos recentes comprovam que o avanço da idade não determina a deterioração da inteligência, pois ela está associada à educação, ao padrão de vida, a vitalidade física, mental e emocional. Também é preciso perder o preconceito sobre a idade cronológica das pessoas. Pode-se afirmar que há jovens com 20, 40 ou 90 anos de idade, tudo dependerá da postura e do interesse de cada um.
E TU TENS MEDO DA VELHICE?

segunda-feira, maio 07, 2007

passado é passado!!


O passado não pode nem deve ser o único alimento do nosso coração nem da nossa alma. Ele até pode ser responsável pela pessoa em que nos tornámos mas não deve condicionar a nossa existência. Todos nós já passámos por momentos difíceis, rupturas amorosas complicadas, desilusões, mas também já passámos momentos muito felizes; a alegria do primeiro beijo, as surpresas que já nos fizeram, as vitórias, os filhos… Então, porquê é que insistimos em recordar apenas os maus momentos? Porque é que deixamos que esses momentos menos bons nos definam como pessoa? Fechamos o nosso coração, mas deixamos sempre presente, o passado. Com este peso, como é que quer andar em frente?Tem uma máquina do tempo? Então não vai conseguir alterar o que já passou e tudo o que já fez, por isso concentre-se nos momentos presentes e nas novas oportunidades que vão surgir. Entregue-se! Não tenha medo de conhecer pessoas diferentes. Não julgue quem não conhece. Não presuma que sabe o que vai acontecer no futuro. Viva simplesmente, dê a si próprio/a mais uma chance de ser feliz e de fazer feliz.Tudo o que já vivemos tem uma única utilidade, não deixar que cometamos os mesmos erros!


texto de: Vera Xavier


Dessidi publicar este texto porque diz uma grande verdade, vivemos muitas vezes do passado e marterizamo-nos sem necessidade!! temos de nos dar a opotunidade de sermos felizes, não é quando tiver-mos 70 anos que vamos pensar no que poderiamos ter feito não é? ai é tarde demais!.

quinta-feira, maio 03, 2007

se?


Se o mundo acabasse amanhã, o que deixaria por dizer? O que deixaria por viver? Quem é que deixaria por amar?Vivemos o dia-a-dia reprimindo os nossos desejos, fantasias e sentimentos porque desde pequenos nos incutiram que só alguém muito racional, que tenha o poder de se dominar por completo, é que consegue ser alguém na vida. “ Um homem não chora!” Esta é uma das frases que ainda hoje se ouve na boca do povo, mas porque é que um homem não pode chorar? Um homem não sofre? Um homem não se magoa? Um homem não tem direito de se entregar e de amar?


imagem de craig philips

terça-feira, maio 01, 2007

manhã de dia 1 de maio


hoje ao acordar senti a falta de olhar para o lado e dizer bom dia a alguém!!
senti falta de uma conversa enrolada em dois corpos, só pelo simples facto de
estarem abraçados e a conversar sobre eles próprios, os seus sentimentos a
virem ao de cima enquanto se mimam um ao outro, e se acariciavam...
só isto que senti ao acordar fez-me perder a vontade de me levantar e continuei
ali deitado mais não sei quantas horas, só a sonhar o que me estava a fazer falta..
podemos andar bem, mas há dias que senti-mos faltas, que para mim são importantes
um abraço matinal, um beijo, uma conversa na cama num feriado e ainda por cima a chover

tão bom que é!!!:):(

imagem de :Eugenie Lee